. O que é e como funciona o MESS?

           O MESS (Movimento Estudantil de Serviço Social) é um movimento social constituído pelo coletivo de estudantes de Serviço Social de todo o Brasil.

           Nossa entidade representativa nacional é a ENESSO (Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social), sendo responsável pela organização política na luta pela transformação societária.

           São objetivos da ENESSO:

1- Lutar por uma Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade, visando ampliar o acesso ao direito à Educação;

2- Articular os estudantes de Serviço Social no país, viabilizando canais de participação destes junto aos Movimentos Populares, reforçando e ampliando a sua luta por uma sociedade justa e igualitária;

3- Fortalecer e potencializar a formação politico-profissional dos estudantes de Serviço Social através de suas entidades representativas de base (CAs/DAs), objetivando fortalecer a intervenção política do MESS;

4- Coordenar e organizar os encontros Regionais  e Nacionais, junto a escola sede e representação discente em ABEPSS, buscando a articulação com as demais entidades da categoria;

5- Garantir um contato permanente dos estudantes de Serviço Social com a categoria dos Assistentes Sociais, suas entidades nacionais;

6- Somar-se às lutas do Movimento estudantil a outras Executivas/Federações de curso e UNE.

           A ENESSO está divida em regiões conforme a tabela abaixo:

             A composição da ENESSO é feita por:

1- Coordenação Nacional:  são 7 coordenadores de uma mesma região responsáveis pela elaboração e execução das atividades referente aos estudantes com base nas diretrizes aprovadas no ENESS (Encontro Nacional dos Estudantes de Serviço Social).

2- Coordenação Regional: composta por até quatro coordenadores em cada região responsáveis em elaborar e fazer executar o programa de trabalho de acordo com orientações nacionais a partir das particularidades dessas regiões.

3-  Coordenação de Micro Regiões: cada região é subdividida para viabilizar uma melhor a articulação (devido as grandes dificuldades de locomoção). No caso da nossa Região VII, são ao todo 7 coordenadores.

4- Secretários de escola:  a sua função surgiu devido à dificuldade geográfica da ENESSO, pois seus membros estão espalhados por todo Brasil e não podem estar presentes todo o tempo na escola. Seu papel é manter contato com a ENESSO, acompanhando as atividades dos CAs/DAs.

QUAIS SÃO E COMO FUNCIONAM OS ENCONTROS DO MESS?

Os encontros deliberativos são:

1. CORESS – Conselho Regional de Entidades Estudantis de Serviço Social: é um encontro anual que reúne representantes das entidades estudantis (CAs/DAs) e tem como objetivo discutir e definir a pauta do ERESS.

2.  ERESS – Encontro Regional dos Estudantes de Serviço Social: reúne os estudantes de Serviço Social, sendo a instância máxima de discussão e deliberação de cada região. Discute os eixos de Conjuntura, Movimento Estudantil, Universidade, Cultura e Formação Profissional. Também delibera o local dos próximos CORESS, ERESS e SRFPMESS.

3.  CONESS – Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Serviço Social: é um encontro anual que reúne representantes das entidades estudantis de todo o país e tem como objetivo discutir e definir a pauta do ENESS.

4. ENESS – Encontro Nacional dos Estudantes de Serviço Social: reúne os estudantes de Serviço Social de todo o país, sendo a instância máxima de discussão e deliberação da ENESSO. As discussões e propostas seguem os mesmos eixos do ERESS (Conjuntura, Movimento Estudantil, Universidade, Cultura e Formação Profissional). Na plenária final do ENESS, são votadas as resoluções que nortearão a intervenção da ENESSO, além de eleger a próxima coordenação nacional e decidir os locais dos próximos CONESS, ENESS e SNFPMESS.

Os encontros não deliberativos são:

1. SRFPMESS – Seminário Regional de Formação Profissional e Movimento estudantil de Serviço Social: é o espaço político de discussão acerca da formação profissional e movimento estudantil que reúne os estudantes de Serviço Social por região. Ocorre a cada dois anos e sua pauta é construída a partir de um tema definido no ERESS.

2. SNFPMESS – Seminário Nacional de Formação Profissional e Movimento estudantil de Serviço Social: é o espaço político de discussão acerca da formação profissional e movimento estudantil que reúne os estudantes de Serviço Social de todo país. Ocorre nos anos em que não ocorre o SRFPMESS.

COMO A ENESSO SE MANTEM?

              Segundo o estatuto da ENESSO, cada escola de serviço social que conta com Centro Acadêmico deve pagar uma anuidade de um salário mínimo dividido em duas parcelas. A escola que não pagar perde o direito de voto e as escolas que não tem Centro Acadêmico não tem o voto atrelado ao pagamento da anuidade.

COMO A ENESSO SE COMUNICA?

              A ENESSO realiza visitas às escolas representada por seus coordenadores regionais, além das discussões realizadas por e-mail. Qualquer estudante pode se cadastrar na lista de discussões da ENESSO e receber as informações periodicamente.

              Mande um e mail para o endereço:  executivamess-subscribe@yahoogrupos.com.br e peça para ser cadastrado na lista. 

               A Região VII também tem uma lista de discussão. Cadastra-se: regiaovii-subscribe@yahoogrupos.com.br .

Ufa! Quanto informação, não é mesmo? Mas não se desespere, caro estudante! O entendimento e compreensão são construídos com o tempo e a vivência, por isso PARTICIPE E SEJA PROTRAGONISTA NA CONSTRUÇÃO E NAS LUTAS DO MESS!

Material de apoio:

- Oficinão do MESS apresentado pela Mônica Clavico Alves (PUC – Campinas) no XXXI ERESS em Lins.

- Informativo do Serviço Social elaborado pelo C.A. Nobuco Kameyama da UNILINS.

 

Uma resposta to “. O que é e como funciona o MESS?”

  1. eliane Says:

    quero escrever meu e-mail, por favor como posso fazer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: